Jornal de Ubatuba NotíciasJornal de Ubatuba NotíciasJornal de Ubatuba Notícias
  • Início
  • Brasil
  • Noticias
  • Politica
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Font ResizerAa
Jornal de Ubatuba NotíciasJornal de Ubatuba Notícias
Font ResizerAa
  • Início
  • Brasil
  • Noticias
  • Politica
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Siga
Jornal de Ubatuba Notícias > Blog > Noticias > MPF pede que Ubatuba (SP) reduza número de licenças para vendedores em praias por prejuízos ao meio ambiente e à circulação de banhistas; entenda
Noticias

MPF pede que Ubatuba (SP) reduza número de licenças para vendedores em praias por prejuízos ao meio ambiente e à circulação de banhistas; entenda

Anastasia Petrova
Last updated: 07/06/2024 15:57
By Anastasia Petrova Published 07/06/2024 Noticias
Share
4 Min Read
SHARE

Em solicitação à prefeitura da cidade do Litoral Norte, o órgão federal usou o exemplo da Praia Grande, que tem cerca de um vendedor a cada seis metros.

O Ministério Público Federal enviou à Prefeitura de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, um pedido para que a gestão municipal reveja o número de licenças cedidas a vendedores que trabalham em praias da cidade.

De acordo com o MPF, o número de comerciantes nas praias de Ubatuba é excessivo, o que tem prejudicado o meio-ambiente e dificultado a circulação de banhistas e visitantes.

O objetivo do órgão federal é que a prefeitura reavalie as normas de comércio nas praias para restringir o número de autorizações para o trabalho de venda de produtos nas praias.

Pedido de estudo
A recomendação prevê que as regras sejam previstas de acordo com estudos que garantam a preservação ambiental e a circulação do público nas faixas de areia.

O MPF pede que a prefeitura elabore um estudo que identifique os impactos das atividades econômicas para tornar compatível o número de comerciantes na cidade. O prazo para elaboração desse estudo é de seis meses.

A intenção é que, a partir do estudo, Ubatuba crie normas de planejamento, gestão e fiscalização das licenças para diminuir o número de comerciantes.

Além da prefeitura, a Câmara Municipal de Ubatuba também recebeu o pedido do MPF, que quer que o legislativo adeque as leis da cidade que tratam da venda de produtos nas praias.

De acordo com o Ministério Público Federal, as leis são dispersas e dificultam a fiscalização das atividades. Como exemplo, o MPF cita a possibilidade de cessão de licenças a terceiros, o que “originou um mercado de arrendamento dessas autorizações”.

Alegações
No pedido enviado à Prefeitura e a Câmara de Ubatuba, o MPF afirmou que Ubatuba tem atualmente 1,7 mil licenças em vigor para o comércio nas praias. Os ambulantes podem vender produtos como sorvetes, açaí, espetinhos e doces.

Segundo o MPF, o excesso de autorizações tem provocado prejuízos a algumas praias, como por exemplo a Praia Grande, uma das mais visitada do município.

O órgão federal aponta que o local tem 1,8 quilômetro de extensão e conta com 295 licenças – em média, isso significa um vendedor a cada seis metros da Praia Grande.

“O resultado tem sido o acúmulo de lixo ao longo da orla e dificuldades para que a população possa desfrutar das praias livremente, conforme prevê a legislação”, afirma o Ministério Público.

A poluição na cidade também tem aumentado, conforme apontamento do MPF, o que preocupa, já que Ubatuba tem mais de 50 quilômetros de praias inseridas na Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte, além de abranger áreas de Mata Atlântica e Zona Costeira, que são ecossistemas considerados patrimônio nacional pela Constituição Federal.

O que diz a Prefeitura de Ubatuba?
O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Ubatuba, que informou que já tem buscado melhorar a gestão de ambulantes na cidade.

“Uma das medidas adotadas foi que desde 2020 não foram concedidas outorgas de novas autorizações/licenças para a atividade de exploração de esportes náuticos, exercício do comércio ambulante, atividade de arte de verão e comércio expansionista”, diz a gestão municipal.

Além disso, a prefeitura afirmou que outra medida foi o recadastramento anual de todas as licenças e “cancelamento de autorizações que não passaram por renovação ou apresentaram irregularidades”.

Por fim, a administração disse que está em andamento um projeto de remodelação e atualização das leis que tratam das licenças na cidade.

Share This Article
Facebook Twitter Copy Link Print
Leave a comment Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

  • Brasil8
  • Noticias143
  • Politica22
  • Tecnologia21

Leia Também

Lucio Fernandes Winck
Noticias

Desenvolvendo uma mente empreendedora: hábitos e atitudes que fazem a diferença

By Anastasia Petrova
Sidnei Piva de Jesus
Noticias

Viajando para o passado de Cachoeiro de Itapemirim: conheça construções que contam a história da cidade, com Sidnei Piva de Jesus

By Anastasia Petrova
Noticias

Você sabe como dominar a arte da pilotagem em qualquer terreno?

By Anastasia Petrova
Noticias

Quatro empreendimentos imobiliários embargados pela prefeitura de Ubatuba correm risco de demolição de parte considerada irregular

By Anastasia Petrova
Jornal de Ubatuba Notícias

Jornal Ubatuba

Descubra tudo sobre Ubatuba e região com o Jornal Ubatuba. Nossas notícias abrangem desde a política local até as últimas tendências em tecnologia. Seja você um morador ou um visitante, aqui você encontra tudo o que precisa saber.

Jornal Ubatuba – [email protected] – tel.(11)91754-6532

Siga
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?