A ferramenta vai modernizar os processos e agilizar o atendimento aos cidadãos
Em cerimônia marcante hoje, 28, na sede da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), a Prefeitura de Ubatuba assinou acordo para a implantação do Sistema Eletrônico de Informações, o SEI, na sua administração.
O evento apresentou e iniciou a adesão do SEI Cidades – sistema que vai iniciar a digitalização dos processos municipais e, consequentemente, melhorar e agilizar o atendimento à população.
Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI foi cedido pelo Governo do Estado de São Paulo, que por meio da PRODESP, disponibilizou aos municípios paulistas.
“Estamos dando um salto enorme para simplificar os processos da gestão e reduzir a burocracia que tanto impacta o dia a dia dos ubatubenses que, muitas vezes, enfrentam filas para protocolar um simples documento. Ao assinarmos este compromisso, abrimos as portas para uma nova era em nossa administração”, comentou o prefeito Marcio Maciel (Marcinho -MDB).
O prefeito de Ubatuba participou da solenidade em São Paulo, ao lado de outros gestores de cidades que também vão se beneficiar com o projeto e discursou no evento:
“Esta transformação digital vai permitir uma atualização tecnológica em todo setor público, que há muito tempo necessitava. E será mais do que uma simples mudança; será uma verdadeira virada de chave no serviço público”, disse.
Ubatuba foi a primeira cidade do Estado a assinar o projeto. Autoridades como o presidente da Prodesp, Gileno Barreto, o subsecretário de Governo Digital, Thiago Waltz, a Líder de Implantação do projeto SEI Cidades, Letícia Cidades e o Secretário Municipal da Tecnologia de Informação de Ubatuba, Thiago também estiveram presentes na solenidade.
Com o SEI a tramitação de memorandos, de ofícios e de licitações serão realizadas todas de forma digital. Além de uma grande economia de papel e material de expediente, a nova solução dará mais velocidade e eficiência aos processos.
A substituição do papel vem ao encontro as urgências ambientais e confere mais segurança e controle de prazos.
O SEI integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônico.