O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, esteve em Ubatuba no último domingo, 10, e formalizou a autorização para a construção de três pontes na cidade.
O acordo foi selado no bairro da Folha Seca, em conjunto com a Prefeitura Municipal, o Exército, autoridades locais e moradores da região.
A medida foi tomada em resposta aos danos causados pelas fortes chuvas na semana passada, com um acumulado de 380 mm, resultando no desabamento de uma ponte e deixando a comunidade da Folha Seca isolada na quinta-feira, 7.
O investimento do Estado para as novas construções está estimado em cerca de R$ 7 milhões. Duas das pontes planejadas serão sobre o Rio Escuro, na Folha Seca, enquanto a terceira será erguida no bairro Figueira, sobre o Rio Grande, na área conhecida como Pipoca.
Após o colapso da ponte na Folha Seca, o Exército montou uma passarela temporária em apenas sete horas, permitindo a passagem dos pedestres. Durante a operação, equipes estabeleceram um cabo de ferro de uma margem à outra do rio para sustentar os materiais. Em seguida, instalaram a passarela de ferro, utilizando placas pré-moldadas.
A passagem temporária permanecerá em vigor até que a Defesa Civil de São Paulo elabore e construa a nova ponte definitiva.
“Vamos restabelecer essa mobilidade. Serão pontes definitivas, vamos levar em consideração a elevação do nível dos rios, tempo de recorrência, fazer dentro de uma técnica que vai dar uma perenidade a essas estruturas”, explicou o governador.
Assistência às comunidades
A Secretaria de Assistência Social está monitorando de perto as famílias afetadas pelas chuvas, fornecendo cestas básicas para aquelas em situação de vulnerabilidade social e registradas nos sistemas do CRAS. Além disso, está avaliando outras necessidades emergentes na comunidade.