Atualmente, é estimado que 35% dos casos de infertilidade estão relacionados às mulheres, outra parte aos homens e o restante a ambos. Como o doutor José Admirço Lima Filho explica, a infertilidade, infelizmente, pode atingir qualquer um, em qualquer idade, mas alguns casos são mais específicos que outros. Para saber mais sobre o assunto, explicaremos melhor abaixo.
Segundo dados, a maior parte das mulheres é mais fertil entre os 18 a 24 anos. Quanto maior a idade, menor a taxa de fertilidade. Por exemplo, aos 20 anos, 80% é a chance de uma mulher engravidar. Aos 40 anos, essa taxa diminui para 36%, e aos 45 anos, para somente 5%. No entanto, por outros motivos, além da idade, o nível de fertilidade pode ser prejudicado. Conheça os motivos abaixo.
Endometriose
Segundo o doutor José Admirço Lima Filho, um expert em endometriose, a doença pode prejudicar a qualidade dos óvulos e da fertilização, distorcendo ou obstruindo as tubas uterinas. Por essa razão, é a maior causadora de infertilidade em mulheres jovens. Ainda segundo o médico especialista, a endometriose tem cura, que varia entre o controle hormonal por medicamento a caso de cirurgia.
Ovários Policísticos
A síndrome dos ovários policísticos é bem comum, de acordo com o doutor. Ela se caracteriza pela presença de pequenas bolsas cheias de água, pus ou sangue — chamados de cistos, que geralmente podem causar alterações na menstruação ou ocasionar a acne, e m casos mais graves, a obesidade e a infertilidade da mulher.
Alterações na tireoide
José Admirço Lima Filho, mestre em Ciências da Saúde, explica que tanto o hipertireoidismo como o hipoteriodismo, são doenças autoimunes. Sendo assim, é mais comum que mulheres com hipotireodismo tenham dificuldade para engravidar pela falta de hormônios no corpo que produz a ovulação, fazendo-a irregular ou inexistente.
Uso contínuo de medicamentos
Alguns remédios de uso contínuo podem estar associados à queda no nível de fertilidade nas mulheres, como por exemplo:
- Androgênicos;
- Antibióticos;
- Antidepressivos
Além disso, os remédios utilizados no tratamento de quimioterapia e radioterapia também podem causar a infertilidade feminina.
Ajuda médica
Para o Dr. José Admirço Lima Filho, é essencial buscar ajuda médica nos casos indicados acima. É uma dica para os casais que estão tentando engravidar a mais de um ano, que procurem auxílio médico. Existem, hoje em dia, testes de fertilidade que podem ser realizados em laboratórios e clínicas especializadas. Por fim, o Dr. José Admirço Lima Filho recomenda sempre que os casais mantenham uma rotina saudável e ativa, a fim de estimular a boa ovulação da mulher.